Aterro de Gramacho será reaproveitado para gerar biogás

por luisnassif
 
Assis Ribeiro

Do Jornal da Globo

Aterro de Gramacho será reaproveitado ao gerar energia do lixo

Aterro na Baixada Fluminense teve atividades encerradas em junho de 2012. Empresa deve fornecer para refinaria 70 milhões de m³ de biogás por dia.

A equipe da Coluna Sustentável acompanhou com exclusividade o início da construção do único gasoduto do mundo ligando um aterro de lixo a uma refinaria de petróleo. É um desfecho nobre para uma história triste que maculou durante décadas um dos mais importantes ecossistemas do país.

O aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, teve suas atividades encerradas em junho do ano passado, às vésperas da Rio + 20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Para a Prefeitura, era questão de honra fechar o aterro antes que a cidade recebesse chefes de Estado do mundo inteiro para debater os rumos da sustentabilidade.

Aberto em 1978 como um lixão, Gramacho acolheu durante quase 35 anos todo o lixo do Rio de Janeiro e de outras cidades da região metropolitana em um lugar absolutamente inadequado para esse fim : um manguezal, às margens da Baía de Guanabara, ladeado por dois rios. Os impactos ambientais acumulados ao longo dos anos foram violentos.

leia mais

uma hora atrás

Maduro vence disputa apertada na Venezuela

por luisnassif
 
implacavel

Do O Globo

Nicolás Maduro é o novo presidente da Venezuela

Candidato chavista teve 50,66 dos votos e o opositor Henrique Capriles ficou com 49,07%

Diferença foi de 234.935 mil votos

CARACAS — Com 99,12% das urnas apuradas, e após uma espera de mais de quatro horas, o Conselho Nacional Eleitoral divulgou na madrugada desta segunda-feira a vitória do candidato Nicolás Maduro, como novo presidente da Venezuela. O candidato chavista teve 50,66 dos votos e o opositor Henrique Capriles ficou com 49,07%. Participação dos eleitores foi de 78,71%.

– Hoje podemos dizer que temos uma vitória eleitoral justa, legal, popular – afirmou o candidato logo após a divulgação dos resultados, em um palaque em frente ao Palácio Miraflores. – Mais cedo afirmei: ‘Se ganho com um voto, ganhei. Se perco com um voto, aceitarei o resultado’.

leia mais

uma hora atrás

Bancada evangélica tenta barrar reforma do Código Penal

por luisnassif
 
Gunter Zibell – SP

Do iG

Bancada evangélica age para barrar mudanças polêmicas no Código Penal

Grupo de 68 deputados e três senadores teme que a reforma caminhe para pontos como a legalização do aborto e concessão de direitos a homossexuais

A bancada evangélica traçou como estratégia de atuação para este ano impedir a reforma do Código Penal. O temor é que, no rol das mudanças, atualmente analisadas por uma comissão especial no Senado, o Congresso flexibilize a legislação sobre temas que são caros aos religiosos, como aborto, eutanásia e a questão da homofobia, por exemplo.“Não vamos admitir nada que atente contra a família, a vida ou a liberdade de expressão ou religiosa”, disse o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), um assíduo membro da frente parlamentar.

O esboço da reforma do Código Penal já havia sido feito uma seleção de juristas que durante sete meses se debruçaram sobre cada ponto. O anteprojeto foi entregue ao então presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em julho do ano passado. A partir disso começou a tramitar como projeto de lei do Senado (PLS 236/2012).

leia mais

uma hora atrás

Economia da China cresce 7,7% no 1º trimestre

por luisnassif
 
Marcia

Da Agência EFE

China cresce 7,7% no 1º trimestre do ano

Pequim, 15 abr (EFE).- A economia chinesa cresceu 7,7% durante o primeiro trimestre do ano, dois décimos menos que no último de 2012, segundo informou nesta segunda-feira (data local) o Birô Nacional de Estatísticas do país (NBS).

O volume total do Produto Interno Bruto (PIB) chegou a 11,98 trilhões de iuanes (US$ 1,93 trilhão), em um trimestre em que o crescimento “foi estável e constante”, segundo o porta-voz da NBS.

A economia chinesa cresceu 7,7% durante o primeiro trimestre do ano, dois décimos acima do objetivo fixado pelo governo do país para todo o ano de 2013.

leia mais

2 horas atrás

Recomeça julgamento dos acusados do massacre do Carandiru

por luisnassif
 
Marcia

Da Agência EFE

Julgamento de acusados por massacre do Carandiru recomeça na segunda-feira 

São Paulo, 14 abr (EFE).- O julgamento de 26 policiais militares acusados pela morte de 15 presos no complexo penitenciário do Carandiru – durante operação que resultou no massacre de 111 detentos há mais de 20 anos -, adiado na semana passada porque uma integrante do júri passou mal antes da primeira audiência, será reiniciado nesta segunda-feira.

O juiz responsável pelo caso, José Augusto Nardy Marzagão, deverá sortear sete novos jurados, de uma lista de 25 candidatos, e recomeçar o julgamento com a leitura das acusações feitas aos 26 PMs.

leia mais

2 horas atrás

Católicos aguardam visita de papa Francisco ao Brasil

por luisnassif
 
Marcia

Da Agência EFE

Ao ritmo de samba, Rio conta os dias para Jornada Mundial da Juventude

Rio de Janeiro, 13 abr (EFE).- Centenas de católicos fizeram neste sábado no Rio de Janeiro um evento para comemorar que dentro de cem dias irá começar na cidade a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho e contará com a presença do papa Francisco.

Religiosos, voluntários e fiéis se reuniram na escola de samba Unidos da Tijuca para celebrar com uma feijoada a proximidade do evento, que atrairá milhares de jovens de todo o mundo, ansiosos para receber o pontífice em sua primeira viagem internacional desde que foi eleito.

leia mais

2 horas atrás

Blanca Eeckhout e o processo político na Venezuela

por luisnassif
 
Webster Franklin

Da Carta Maior

‘Um povo unido é um povo invencível’, diz Blanca Eeckhout

Em entrevista ao ComunicaSul, concedida nesta sexta-feira (12), na sede de Catia TV, Blanca faz questão de reforçar que entre as várias particularidades que caracterizam o processo político em curso na Venezuela está a consciência de um povo que sabe o que conquistou e o que não pode perder. “Somos um povo em batalha, em luta, que decidiu não apenas seguir Chávez, mas ser Chávez”. Segundo Blanca, essa revolução não tem sido de vanguarda: “é a revolução de um povo completo”.

ComunicaSul 

Caracas – Blanca Eeckhout é uma das principais lideranças da revolução bolivariana. Deputada pelo Estado de Portuguesa é vice-presidente da Assembleia Nacional. Iniciou sua militância política muito jovem e se destacou como ativista da área da comunicação popular e comunitária. É uma das fundadoras da Catia TV, primeira emissora comunitária do país e foi ministra do Poder Popular para a Comunicação e Informação. Confira. 

leia mais

2 horas atrás

A loja gospel de artigos eróticos

por luisnassif
 
Gunter Zibell – SP

Do Paulopes

Dono de sexshop gospel diz não ter artigos para homossexuais

O SexshopGospel, como seu nome já deixa explícito, vende brinquedinhos sensuais a evangélicos. Mas nem todos os brinquedos, só os “leves”, disse Maicon Santos, 30, solteiro, o dono da loja. “Nós não vendemos artigos homossexuais, anais, nem temos artigos sadomasoquistas.”

Em entrevista jornal “O Dia”, do Rio, Santos não deu exemplo do tipo de artigo que não vende.

O que a SexshopGospel tem são vibrador pequeno, algema com pelúcia rosa, gel comestível, anel peniano, a “famosa” pomadinha japonesa, livros e por aí vai. 

Santos é evangélico, mas não segue nenhuma igreja. Ele disse que, para criar o sexshop cristão, se inspirou em sites americanos que se destinam a esse público. 

leia mais

2 horas atrás

Dois de Fevereiro, de Rosa Passos

por luisnassif
 
Marcia

Rosa Passos – Dois de Fevereiro

Vídeos:  

2 horas atrás

O teste de fogo do modelo de concessões de ferrovias

por luisnassif
 
Assis Ribeiro

Da Carta Capital

Para recolocar o País nos trilhos

Por Luciano Feltrin

Se uma parte relevante da estratégia do governo para desatar os nós da ineficiência logística passa pela aprovação da Medida Provisória nº 595, que trata dos portos, outra está diretamente ligada à aposta feita nas concessões de ferrovias. O teste de fogo para saber se o modelo terá sucesso ou -encontrará -resistência da iniciativa privada deve ocorrer ainda neste semestre. Há a expectativa de que, até lá, o primeiro dos nove trechos que o governo pretende transferir para investidores interessados em explorar o modal seja leiloado.

Trata-se de uma linha projetada para ter 477 quilômetros de extensão a ligar Açailândia, no Maranhão, a Porto de Vila do Conde, no Pará, passando por 11 municípios. Num primeiro estágio, a ferrovia será uma opção para transportar carga geral, ajudando a escoar petróleo e derivados, além de açúcar, milho, etanol e soja. No futuro, ganhará maior importância estratégica, pois será uma extensão da Norte-Sul, servindo de interligação com o Porto de Santos, o principal da América Latina.

leia mais

3 horas atrás

Bancada ruralista quer tirar poderes da Funai

por luisnassif
 
alfeu

Da Agência Brasil

Bancada ruralista pressiona para tirar poderes da Funai

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil 

Brasília – Deputados da bancada ruralista prometem apertar o cerco contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a atribuição do órgão de auxiliar na demarcação de terras indígenas no Brasil. Entre as estratégias para pressionar o governo por mudanças, integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura dizem já ter assinaturas suficientes – mais de 180 – para protocolar um pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a Funai, mas ainda não há definição sobre quando isso será feito.

Na semana passada o grupo contabilizou duas vitórias. Na primeira, conseguiu convocar a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura da Casa sobre as questões indígenas. A data da ida da ministra ao Congresso deve ser definida ainda esta semana pelo presidente comissão, deputado Giacobo (PR-PR).

leia mais

3 horas atrás

A construção de 1.900 casas no Morro do Alemão

por luisnassif
 
alfeu

Da Agência Brasil

Morro do Alemão vai ganhar 1.900 novas casas

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A partir do segundo semestre, terá início a construção de 900 casas na comunidade do Morro do Alemão, pacificada no ano passado. No total, 1.900 moradias serão construídas, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, até 2014. Os imóveis serão entregues a famílias removidas de áreas de risco ou de prédios invadidos e que recebem aluguel social pago pelo governo estadual.

Segundo o governo do estado, as moradias ficarão localizadas em terrenos ao longo da Avenida Itaoca e no local da antiga fábrica da Skol. Os galpões foram demolidos e o terreno está limpo para o início da construção. No local, onde ficava a fábrica, serão construídas 400 unidades.

No Complexo do Alemão, foram entregues anteriormente 1.502 moradias para famílias que moravam em áreas de risco ou que deixaram as casas por causa de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo 582 construídas no âmbito do Minha Casa, Minha Vida. No total, 3.031 famílias foram realocadas na região.

leia mais

3 horas atrás

Os problemas no traçado da Ferrovia Norte-Sul

por luisnassif
 

Do Valor

Erros e abandono marcam traçado da Ferrovia Norte-Sul

Por André Borges

Uma árvore cresce entre os dormentes da Ferrovia Norte-Sul. A planta avança bem. O capim também é promissor e começa a encobrir os trilhos. Aos poucos, a vegetação investe sobre a malha da ferrovia, mas não encobre a profusão de problemas em que se transformou o mais importante projeto ferroviário do país.

O trecho de 855 quilômetros da Norte-Sul, que liga a cidade de Palmas (TO) à Anápolis (GO), teve suas obras retomadas em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de passar 20 anos no limbo durante os governos anteriores. Lula sacou R$ 4,2 bilhões dos cofres públicos e depositou na estatal Valec, que prometia entregar todo o traçado até outubro de 2010. Até hoje, nenhum trem passou pelo trecho. No caminho da Norte-Sul, o que se viu foi um festival de contratos aditivados por até 17 vezes, projetos de engenharia deficientes, casos frequentes de superfaturamento e obras mal executadas, uma farra que, em 2011, levou a Norte-Sul para as páginas policiais.

leia mais

3 horas atrás

A corrida pela exploração das terras-raras

por luisnassif
 
alfeu

Do Jornal do Senado

Brasil entra na corrida pelas terras-raras

As terras-raras são a matéria-prima básica de telefones celulares, carros híbridos, mísseis teleguiados e outras maravilhas da tecnologia. O Brasil se empenha para começar a extraí-las do subsolo e reduzir a dependência da China, que há anos domina o mercado internacional

Ricardo Westin

Os subsolos do Brasil guardam um dos recursos naturais mais cobiçados do século 21: os elementos químicos conhecidos como terras-raras. Embora o nome não soe familiar, são o ingrediente essencial das maravilhas da alta tecnologia.

As terras-raras fazem funcionar tablets, telefones celulares, lasers, turbinas de energia eólica, catalisadores para refino de petróleo, aparelhos de ressonância magnética, mísseis teleguiados, carros híbridos (movidos a gasolina e eletricidade) e outras invenções sem as quais não se imagina a vida moderna.

Apesar de terem elevado valor estratégico, o Brasil não tira proveito desses elementos. Praticamente não existem empresas dedicadas à extração de terras-raras. O país também não tem noção de seu potencial.

leia mais

3 horas atrás

Paulinho da Viola, com Coração Leviano

por luisnassif
 
Marcia

Adoro o cantor  e  a música:

  Paulinho da Viola – Coração Leviano – Acústico MTV

Vídeos:  

4 horas atrás

O consumo de álcool e tabaco entre os policiais do RJ

por luisnassif
 
alfeu

Da Agência Fiocruz de Notícias

Maioria dos policiais do Rio faz uso de álcool e tabaco

Informe Ensp

“O uso de drogas é um fenômeno que acontece na sociedade e não será diferente nas corporações”. Esta é uma das afirmações do artigo Consumo de substâncias lícitas e ilícitas por policiais da cidade do Rio de Janeiro, incluído na última edição temática da revistaCiência e Saúde Coletiva. A publicação trouxe uma série de artigos que abordam, entre outros aspectos, as condições de vida, saúde e trabalho dos profissionais de segurança pública. Assinam o artigo as pesquisadoras Edinilsa Ramos, Patrícia Constantino, Miriam Schenker e Bruna Soares Chaves Correia, todas do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência Jorge Carelli (Claves) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

O estudo levou em consideração três questões para chegar aos resultados: a frequência do consumo, a sua intensidade e os problemas decorrentes do uso de substâncias lícitas e ilícitas 

leia mais

4 horas atrás

Polícia ameaça prender quem protestar no funeral de Thatcher

por luisnassif
 
alfeu

Do Opera Mundi

Polícia londrina ameaça prender quem protestar contra Thatcher em funeral

Coordenadora do cortejo afirma que manifestantes contrários à ‘Dama de Ferro’ não poderão ‘perturbar’ convidados    

Uma das chefes de segurança responsável pela organização do funeral da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher advertiu neste domingo (14/04) que a polícia terá autoridade para efetivar prisões caso algum manifestante contrário à dama de ferro “perturbe ou provoque” os convidados ao evento, que está marcado para começar às 11h locais desta quarta-feira (17/04).

A comandante Christine Jones, que coordenou o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, afirmou que os oficiais estarão respaldados pelo controverso artigo 5 do Ato da Ordem Pública, que os autoriza a intervir em caso de manifestações não-violentas causem “assédio, alarme ou angústia” às pessoas que seguirão o cortejo de sua residência até a Catedral de Saint Paul.

leia mais

4 horas atrás

Especialistas acreditam em IPCA mais baixo em 2013

por luisnassif
 

Do Valor

Analistas veem, em média, IPCA mais baixo em 2013, mostra Focus

Por Ana Conceição

SÃO PAULO – Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) decide sobre a taxa básica de juros, analistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic em abril. De acordo com o boletim Focus do Banco Central, a mediana das apostas para o juro neste mês, apurada junto a cerca de cem instituições, se manteve em 7,25% ao ano.

Até o fim de 2013, contudo, a taxa deve subir a 8,5% ao ano, com elevação de 0,25 ponto percentual a partir de maio, de acordo com as apostas expressas no Focus. O juro se manteria neste nível até o fim de 2014. A próxima reunião do Copom começa amanhã e a decisão sai na quarta-feira.

A mediana para a Selic não se alterou apesar do alvoroço causado na sexta-feira, por declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do BC, Alexandre Tombini, que reforçaram no mercado a expectativa de elevação dos juros já em abril.

leia mais

4 horas atrás

O livro “Brazil, um país do presente”, de Daniel Buarque

por luisnassif
 
alfeu

Do Sul21

Livro de Daniel Buarque mostra que o país do futuro já chegou ao presente

Samir Oliveira

Quando o escritor austríaco Stefan Zweig publicou o livro “Brasil, um país do futuro”, em 1941, eternizou uma alcunha que simbolizaria o eterno vir-a-ser de um país que, nas projeções mais ufanistas, seria sempre fadado a uma expressão social, econômica e política que se igualasse à sua grandeza continental.

Sete décadas depois, o jornalista Daniel Buarque mostra que, talvez, o país já tenha atingido o futuro previsto por Stefan Zweig. Após conversar com mais de 100 especialistas em Brasil nos Estados Unidos – os chamados “brasilianistas” –, ele lançou, em março deste ano, o livro “Brazil, um país do presente”.

Quando viajou aos Estados Unidos em 2008 para cobrir a eleição presidencial, Daniel percebeu que as pessoas com quem conversava não associavam o Brasil ao samba ou ao futebol. A principal noção que tinham era de que a economia do país estava bem.

leia mais

4 horas atrás

O caso dos taxistas assassinados no Rio Grande do Sul

por luisnassif
 

Do Zero Hora

“Nunca havia visto nada parecido”, diz psiquiatra forense sobre assassinato de taxistas

Jovem que disse ter matado seis taxistas é descrito como educado, mas nem sempre tranquilo

Marcelo Gonzatto

O psiquiatra forense Rogério Cardoso, ex-diretor do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), afirma que o assassino confesso de taxistas parece se adequar a vários critérios que configuram um psicopata, como frieza e ausência de apreço pela vida dos outros — embora esse tipo de diagnóstico exija um exame pessoal para ser confirmado. 

Habituado ao relato de crimes brutais, o especialista garante que nunca testemunhou nada semelhante à onda de mortes que Luan Barcelos da Silva produziu no prazo exíguo de duas noites de horror. Confira, a seguir, trechos da entrevista concedida por telefone desde a Argentina, onde se encontrava em viagem:

Zero Hora — Pela maneira como ocorreram as mortes e o número de vítimas, pode-se dizer que se trata de um psicopata?

Rogério Cardoso — Como hipótese, é bem razoável, mas é necessário fazer uma avaliação pessoal para confirmar um diagnóstico. Deve preencher critérios como não ter sensibilidade ou pesar pela vida do outro, ter prazer em matar, e matar sem ponderação ou remorso. Não se pergunta se a vítima é pai, ou se vai deixar a mulher sozinha. Tem de ser muito frio e ter uma intenção muito prejudicial. Nesse caso, o rapaz poderia ter roubado e não ter matado. Esse caráter perverso pode configurar um psicopata.

leia mais

4 horas atrás

A elevação dos juros entre a insensatez e o oportunismo

por luisnassif
 

A elevação dos juros entre a marcha da insensatez e o puro oportunismo

J. Carlos de Assis*

Tome cuidado com quem, diante de um problema complexo, alega que só tem um jeito de acabar com ele. Em geral, é o jeito errado. Em sua obra monumental, “The Great Wave” (A Grande Onda), que trata da evolução dos preços no mundo ocidental desde a Idade Média aos nossos dias, o historiador econômico David Fischer identifica sete tipos de inflação segundo a suas causas, aos quais, na lista abaixo, acrescento dois tipos especificamente brasileiros. São eles:

  1. Expansão exagerada da oferta monetária.
  2. Aumentos excepcionais de demanda agregada.
  3. Contração da oferta/quebras de safras.
  4. Inflação de custos/espiral salários-preços.
  5. Aumentos de preços administrados.
  6. Bolhas especulativas.
  7. Expectativas.

A essas eu acrescento:

       8. Inflação inercial.

       9. Inflação de origem cambial.

É evidente que, num processo inflacionário aberto, muitas dessas causas atuam em conjunto. Numa situação de inflação moderada, porém, é perfeitamente possível identificar suas causas principais. E a causa principal da inflação brasileira hoje, moderada como é – alguns centésimos de ponto percentual eventualmente acima da margem superior da meta – não é de origem monetária, ou seja, não é do tipo que se pode combater eficazmente com o único instrumento da elevação da taxa de juros para criar desemprego e conter a demanda.

leia mais

4 horas atrás

As crianças-soldado na República Democrática do Congo

por luisnassif
 
alfeu

Do Envolverde

A infância perdida em um Kalashnikov

por Maurice Garbiro, da IPS/InfoSud

infancia A infância perdida em um Kalashnikov

Mullume (E), ex-criança soldado da República Democrática do Congo, sente incerteza sobre o futuro. Foto: Einberger/argum/EED/IPS

leia mais

4 horas atrás

O Projeto de Lei que pretende alterar a Lei de Drogas

por luisnassif
 

Por XAD

Comentário ao post “A estigmatização dos drogados, por Janio de Freitas

DO IBCCRIM

Contra o retrocesso na política de drogas

Tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7.663/10, de autoria do Deputado Osmar Terra (PMDB/RS), que pretende alterar a Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), na forma do Substitutivo do Relator Givaldo Carimbão (PSB/AL).

Inspirado por uma política de “enfrentamento simbólico”, a proposta pretende revisar a lei atual, influenciada pelo “pânico moral” decorrente de suposta “epidemia” do uso de crack e municiada pelos meios de comunicação de massa, que noticiam o aumento de usuários de drogas em áreas carentes das grandes cidades brasileiras na véspera dos grandes eventos esportivos vindouros. O texto aponta como estratégia a ser priorizada a internação “involuntária”, preferencialmente em comunidades terapêuticas e religiosas, e impõe que o Estado as financie, indicando claramente a abstinência como meta a ser alcançada para a “cura” da dependência de drogas. Isso representa verdadeiro retrocesso na abordagem do tema no Brasil, diante dos avanços da Lei Antimanicomial (Lei 10.216/2001) e da própria Lei 11.343/2006.

leia mais

5 horas atrás

Caetano Veloso pega carona no caso Feliciano

por luisnassif
 
ramalhino

Do blog do Caetano Veloso

Ainda Feliciano?

Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é condenado pelo Deus de Moisés. Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos? Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido (matizada pela esperança no papel das igrejas evangélicas) o ameaça tão fortemente? Eu diria a pastores, padres, rabinos ou imãs — sem falar em pais de santo e médiuns espíritas, que são diretamente agredidos por ele — que atentassem para o comportamento de Feliciano: como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?

leia mais

5 horas atrás

O gerenciamento de conta inativa do Google

por luisnassif
 

Por MiriamL

Do Tech Crunch

Google’s New Inactive Account Manager Gives You Control Over Your Digital Afterlife

(google tradutor)

Planeje sua pós-vida digital com Gerente de Conta Inativa 

Quinta-feira, 11 de abril, 2013 às 12:05 PM ET Postado por Andreas Tuerk, gerente de produto 

Muitos de nós não gosta de pensar na morte – especialmente o nosso. Mas fazer planos para o que acontece depois que você se foi é realmente importante para as pessoas que deixam para trás. Então, hoje, estamos lançando um novo recurso que faz com que seja fácil de dizer do Google que você quer fazer com seus ativos digitais quando você morre ou não pode mais usar sua conta. 

O recurso é chamado Gerente de Conta inativa – não é um grande nome, sabemos – e você vai encontrá-lo em seu configurações do Google Conta página . Você pode nos dizer o que fazer com suas mensagens do Gmail e dados de vários outros serviços do Google, se sua conta ficar inativa por qualquer motivo. 

leia mais

5 horas atrás

Lapso de infraestrutura chegou ao limite, diz Marcos Lisboa

por luisnassif
 

Da Folha

Infraestrutura e burocracia chegaram ao limite no país

Um dos formuladores das reformas microeconômicas dos anos 2000, ex-secretário do governo Lula diz que é preciso criar estrutura para o Brasil promover grandes obras

ÉRICA FRAGA
MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

A falta de estradas decentes e complicações para importar e exportar não serão temas exclusivos de empresários. Vão virar agenda social.

A previsão é do economista Marcos Lisboa, recém-saído do Itaú Unibanco, hoje no Insper. Um dos formuladores da “agenda positiva”, ele diz que o lapso de infraestrutura chegou ao limite.

“Talvez tenha chegado num nível tal que não dá mais, como a violência nos anos 90”, diz ele, nesta entrevista à Folha.

Em recente estudo com o economista Samuel Pessôa, colunista da Folha, Lisboa diz que reformas feitas nos anos 2000 estimularam o setor de serviços. Mas a indústria, dependente de grandes obras, ficou para trás.

leia mais

5 horas atrás

Google pode fazer alterações no sistema de busca

por luisnassif
 

Do G1

Google concorda pela 1ª vez em mudar sistema de busca, diz ‘NYT’

Investigações antitruste da Comissão Europeia já duram dois anos. São tratados possíveis abusos da popular ferramenta de busca.

O Google concordou pela primeira vez em fazer alterações em seu sistema de busca após investigações antitruste da Comissão Europeia, que já duram dois anos, sobre possíveis abusos da popular ferramenta de busca na internet, de acordo com reportagem deste domingo (14) do site do jornal “The New York Times”.

De acordo com a publicação, a Comissão Europeia aceitou a proposta do Google, na qual a empresa não terá que modificar o algoritmo que produz seus resultados de busca. O Google concordou em identificar claramente os resultados da pesquisa a partir de suas próprias propriedades, como o “Google News”, e em alguns casos a mostrar endereços de ferramentas de buscas de rivais, diz a reportagem.

leia mais

5 horas atrás

A Bonificação por Volume e o mensalão

por luisnassif
 

Por foo

Do Diário do Centro do Mundo

Sem se entender o BV não se entende o mensalão

Por Paulo Nogueira

A sociedade tem que saber o suficiente sobre a chamada Bonificação por Volume — uma arma criada por Roberto Marinho para concentrar na Globo a publicidade brasileira.

E o BV vai entrando espetacularmente nos debates em torno do Mensalão.

Há fortes indícios de que os 74 milhões de reais que foram definidos na acusação aos réus como “dinheiro público” eram, na verdade, BV pagos por uma empresa privada (Visanet) por serviços prestados por uma agência (DNA).

Num artigo nesta semana, o colunista Janio de Freitas, da Folha, escreveu sobre isso.

(…) perícia de especialistas do Banco do Brasil concluiu pela existência das comprovações necessárias de que os serviços foram prestados pela DNA. E de que foi adequado o pagamento dos R$ 73,850 milhões, feito com recursos da sociedade Visanet e não do BB, como constou. Perícia e documentos que os ministros vão encontrar em breve.

leia mais

6 horas atrás

Constitucionalidade da redução da maioridade pena

por luisnassif
 

Por Eros Grau

Comentário ao post “As PECs da redução da maioridade penal

Eu estava hoje pensando sobre este assunto e decidi procurar alguma coisa para ler na internet. Achei esta página. Li a matéria e os comentários. Sabe, gente, eu fico muito triste sempre que paro para ler comentários após um texto. Não sei se é porque estou no Brasil, um país de história vexatória no que diz respeito à questão política (não a dos picaretas, mas a dos habitantes) ou se é porque eu já tenho preconceito com coisas escritas na internet. Não sei mesmo, até porque quando leio sítios de outros países às vezes vejo tanto desrespeito que fico meditando sobre a raça humana como um todo. Queria abraçar a ideia de ser coisa só de brasileiros, mas sei lá. O fato é o seguinte: os comentários são, de uma forma geral, um lixo. Desculpem a sinceridade e não se sintam especificamente atingidos. Estou falando da total falta de capacidade de se traçar um debato com um objeto fixo e argumentos variáveis. Vi alguém usar os termos “direita” e “esquerda” e depois disso foi todo mundo usando esses termos, numa postura rasa de palavras escolhidas e vaidade. A questão primária, sobre a conveniência da redução da maioridade penal, deixou de ser o ponto os comentários passaram a ficar dando ênfase nisso ou naquilo, com palavrinhas bonitinhas e pessoas com vidas tão diferentes.

leia mais

6 horas atrás

Executivo da Bolsa de NY diz que faltam produtos brasileiros

por luisnassif
 

Do O Globo

‘Faltam produtos brasileiros no mercado’, diz vice para a América Latina da Bolsa de York

Na opinião do executivo, o país perdeu atratividade para países como o México

DANIEL HAIDAR

RIO — Se a quantidade de estreias de empresas na Bolsa brasileira é considerada baixa em relação aos mercados mais desenvolvidos, não é por falta de demanda do investidor estrangeiro, destaca Alex Ibrahim, vice-presidente para América Latina da Bolsa de Nova York (Nyse Euronext). Na opinião do executivo, que mantém conversas com cinco empresas do setor de tecnologia interessadas em abrir capital, o país perdeu atratividade para outros da América Latina, como o México, porque possui poucos representantes em setores que concentram as atenções do mercado. Ainda assim, recibos de ações brasileiras (ADRs) possuem o maior volume de negociação entre papéis da América Latina listados em Nova York. Ibrahim detectou maior interesse de estrangeiros por ações de varejistas e companhias de tecnologia.

— Faltam produtos do mercado brasileiro. Tem muito dinheiro parado lá fora — disse Ibrahim.

leia mais