Três Beijos, de Altamiro Carrilho

por luisnassif
 
lucianohortencio

Ouvi dizer que hoje, 13 de abril, é o dia do Beijo. Assim sendo, mando TRÊS BEIJOS para cada um de vocês…

Vídeos:  

 
uma hora atrás

A maioridade penal, pelo promotor do caso Bar Bodega

por luisnassif
 
Autor:  Luis Nassif

O procurador estadual Eduardo Araujo da Silva protagonizou um dos mais consagrados episódios da Justiça paulista.

Em outubro de 1996 investiu contra o clamor da mídia e mandou soltar os meninos injustamente acusados de terem cometido o assassinato do casal de namorados no Bar Bodega.

Foi alvo de ataques pesados da mídia, mas não recuou. Descobriu-se, depois, que os meninos tinham passado um mês presos e sendo torturados – e que jornalistas acompanharam essas torturas e mantiveram-se em silêncio cúmplice. A campanha da mídia fez com que os próprios colegas de Eduardo o pressionassem para manter a prisão, para evitar desgaste para a imagem do MP paulista.

Ele resistiu bravamente.

Tempos depois, foram descobertos os verdadeiros culpados e o caso Bar Bodega tornou-se um clássico da Justiça paulista.

Aqui, sua opinião sobre a maioridade penal, exclusivo para o Blog.

Por Eduardo Araujo da Silva

A flexibilização da maioridade penal: uma questão de maturidade

leia mais

2 horas atrás

Idoso é espancado por três jovens em Rio Claro

por luisnassif
 
J.Roberto Militão

Essa notícia é alarmante, pois além da agressão absurda de um idoso, com conotação racista, a polícia civil de São Carlos procura preservar a identidade dos acusados que foram presos. Ora, a meu ver a identificação dos suspeitos pode facilitar as denúncias de outros crimes correlatos.

Do G1

Idoso de 71 anos espancado por três jovens tem piora e é levado para UTI

Segundo médico, guardador de carros tem lesões no cérebro e na face. ‘A agressão foi para execução e todos estamos perplexos’, afirma o filho.

Felipe Turioni

O guardador de carros de 71 anos, que foi espancado por três jovens que seriam de um grupo neonazista, em Rio Claro (SP), foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade, na noite de sábado (6). Segundo um boletim médico divulgado na tarde deste domingo (7), seu estado de saúde é grave. Benedito Oliveira foi agredido pelo trio na madrugada de sábado. Dois foram presos e o terceiro ainda é procurado. Um dos presos teria dito para um guarda municipal que ‘negros têm que morrer mesmo’.

leia mais

2 horas atrás

Brasileiros estão bebendo mais, aponta pesquisa

por luisnassif
 
alfeu

Da Agência Fapesp

Pesquisa aponta que brasileiros estão bebendo com mais frequência

Índice de pessoas que consomem álcool uma vez por semana ou mais aumentou 20% nos últimos seis anos. Crescimento foi maior entre as mulheres (CDC)

Por Karina Toledo

Agência FAPESP – Metade da população brasileira é abstêmia. Na outra metade consumidora de álcool, no entanto, aumentou 20% o número de pessoas que bebe de forma frequente (uma vez por semana ou mais) nos últimos seis anos. Se considerada apenas a população feminina, mais suscetível aos efeitos nocivos do álcool, o aumento foi de 34,5%.

Os dados são do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), organizado pelo médico Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

leia mais

2 horas atrás

Intermezzo da Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni

por luisnassif
 
Gilberto Cruvinel

Intermezzo da Cavalleria Rusticana

de Pietro Mascagni

Ricardo Muti rege a Orquestra Sinfônica do Teatro Comunale di Bologna

Festival de Ravenna, 1996 

Mascagni compôs a “Cavalleria Rusticana” aos 27 anos e foi sua primeira ópera. Foi apresentada pela primeira vez em Roma em 17 de maio de 1890 no Teatro Constanzi sobre libreto de Giovanni Targioni-Tozzetti e Guido Menasci baseado na novela homônima do escritor catanese Giovanni Verga. Depois de haver escutado pela primeira vez à “Cavalleria Rusticana”, Verdi comentou: “Não é de forma alguma verdade que a tradição da melodia italiana tenha acabado!”

Vídeos:  

 

leia mais

2 horas atrás

Alguns dos autorretratos mais importantes da história

por luisnassif
 

Por Vaas

Autorretratos –  coleção que reúne autorretratos de alguns dos mais importantes e influentes artistas da história.

 

Edward Hopper 

leia mais

2 horas atrás

Os problemas no tratamento da depressão pós-parto

por luisnassif
 
alfeu

Da Agência USP de Notícias

Depressão pós-parto afeta a mulher de forma duradoura

Por Lara Deus

Pesquisa da Escola de Enfermagem (EE) da USP concluiu que a depressão pós-parto atinge mulheres de forma duradoura e as desarranja, como um quebra-cabeça. O enfermeiro Hudson Pires de Oliveira Santos Júnior defendeu sua tese de doutorado em janeiro de 2013, que teve como base entrevistas com mães que ainda sofriam do transtorno e seus familiares.

Santos Júnior iniciou o estudo motivado pela falta de reconhecimento da doença. Segundo ele, o Ministério da Saúde não estabelece estratégias para tratar as mulheres afetadas, portanto, os profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família não estão preparados para diagnosticar e tratar as mães que sofrem da doença. Além disto, os serviços de atendimento a doenças psíquicas graves, como por exemplo, a esquizofrenia, muitas vezes não têm atendimento específico para a depressão pós-parto. A pesquisa utilizou o método interpretativo descritivo. Ao todo foram entrevistadas 15 mulheres com o transtorno e 9 familiares indicados por elas, com observações no domicílio das participantes e anotações em um diário de campo.

leia mais

2 horas atrás

Bloco partidário entre PV e PPS é desfeito

por luisnassif
 
alfeu

Da Agência Brasil

PV e PPS acabam com o bloco partidário na Câmara dos Deputados

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O bloco partidário formado pelo PV e pelo PPS na Câmara, em 31 de janeiro de 2011, foi desfeito hoje (11), de comum acordo entre os líderes dos dois partidos, deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Sarney Filho (PV-MA). A decisão dos dois líderes já foi comunicada à Mesa Diretora da Casa. Com o bloco parlamentar, os partidos conseguiam maior espaço na formação das comissões técnicas da Câmara.

leia mais

3 horas atrás

A proibição de investigações sobre animais maltratados

por luisnassif
 
alfeu

Do CicloVivo

Norte-americanos proíbem investigações sobre animais maltratados pela indústria

Algumas autoridades têm se munido de legislações que impedem as organizações não governamentais de tornarem público o sofrimento dos animais usados na indústria. 

Os protestos contra maus-tratos a animais usados na indústria alimentícia são constantes. No entanto, algumas autoridades têm se munido de legislações que impedem as organizações não governamentais de tornarem público esse sofrimento.

Nos Estados Unidos, os vídeos e fotos capturados por câmeras escondidas, que mostram os maus tratos têm sido comuns. Em Tennessee, foram flagrados cavalos sendo queimados, enquanto em Wyoming, leitões recebem socos e chutes. Além disso, um dos principais fornecedores de ovos para o McDonald’s foi pego com galinhas vivas compartilhando o espaço com aves mortas e funcionários do criadouro serem  vistos quebrando os bicos dos filhotes.

leia mais

3 horas atrás

Modelo de contrato de trabalho para empregado doméstico

por luisnassif
 

Do JusBrasil

Modelo de contrato de trabalho para empregado doméstico

Abaixo segue um modelo de contrato de trabalho para empregado doméstico, que foi elaborado pelo advogado e procurador federal Paulo Manuel Moreira Souto, cujas cláusulas estão de acordo com os novos direitos assegurados pela Emenda Constitucional nº 66/2012, cujo modelo você pode adaptar a sua real situação:

Contrato de Trabalho – Empregado Doméstico

Pelo presente instrumento particular, a Srª. MAFALDA MOURA SANTOS, brasileira, casada, jornalista, residente e domiciliada à Av. Beira Mar, 1000, Praia do Futuro, Fortaleza/CE, portadora do CIC nº 001.228.444-24 e da Cédula de Identidade RG nº 696.223-SSP/CE, CEI nº 990.229.345-6, doravante denominado empregador, e a Srª. MARIA DAS GRAÇAS ALVES MONTEIRO, brasileira, solteira, portadora do CIC nº 995.008.234-35, Cédula de Identidade RG nº 987679-SSP/PB e Carteira profissional nº 56.234 -Série 00218, NIT nº 009.344.989-3, residente e domiciliada à Avenida Monsenhor Tabosa, 232, Centro, Fortaleza/CE, doravante designado empregado , celebram o presente Contrato Individual de Trabalho, com arrimo na Lei nº 5.859, de 11 de dezembro de 1972, e regido pelas cláusulas abaixo transcritas e demais disposições legais vigentes:

leia mais

3 horas atrás

Novo vazamento de água radioativa em Fukushima

por luisnassif
 

Do Instituto Carbono Brasil

Tepco enfrenta problemas para conter vazamento de água radioativa em Fukushima

Fernanda B. Müller 

Na terça-feira, autoridades japonesas confirmaram um novo vazamento de água altamente radioativa, utilizada para resfriar reatores danificados e estocada em tanques subterrâneos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, atingida fortemente pelo terremoto seguido de tsunami em 2011.

Aproximadamente 120 mil litros vazaram de dois tanques para o subsolo e um terceiro tanque também estaria comprometido, segundo a Tokyo Eletric Power. Porém, a empresa alega que a água contaminada não teria alcançado o oceano, a 800 metros de distância, segundo o Greenpeace.

Os trabalhadores da usina nuclear haviam transferido mais de nove mil toneladas de água para o último tanque a ser julgado comprometido, sobrando outros quatro. Os tanques são essencialmente buracos maiores do que um campo de futebol cavados no solo e revestidos com duas camadas de polietileno e uma de argila, segundo a ONG.

leia mais

3 horas atrás

Osvaldinho da Cuíca e Grupo Vai-Vai, com Cozinha

por luisnassif
 
lucianohortencio

COZINHA – Percussão com Osvaldinho da Cuíca e Grupo Vai-Vai. Embora não conste nas informações do disco, Osvaldinho da Cuíca faz um belíssimo solo, com acompanhamento de violão, da valsinha CHOPSTICKS, composta por Euphemia Allen, em 1877, na Inglaterra. A valsa foi publicada através do pseudônimo Arthur de Lulli, com o pomposo título THE CELEBRATED CHOP WALTZ. O segundo vídeo traz exatamente a cena em que Tyrone Power, representando o pianista Eddy Duchin, interpreta CHOPSTICKS a quatro mãos com um garoto coreano.

Vídeos:  

 

 

 
3 horas atrás

Obras literárias não chegam aos alunos, diz pesquisadora

por luisnassif
 

Por MiriamL

Da Carta Capital

Barrados na escola

Tory Oliveira

O Brasil é um dos países que mais investem na compra e na distribuição de livros para as escolas. Só em 2013, o governo federal entregou 6,7 milhões de obras literárias, um investimento de 66 milhões de reais. No entanto, a política de distribuição de livros, protagonizada principalmente pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), não se traduziu na apropriação do livro, tampouco na formação de leitores. Na maioria das vezes, as obras literárias não saem das caixas.

Foi o que constatou a pesquisadora Aparecida Paiva, organizadora e uma das autoras do livro Literatura Fora da Caixa – O PNBE na escola, publicado pela Editora Unesp. Segundo a professora de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, a formação incipiente de mediadores de leitura e a falta de entendimento do livro como um bem cultural ajudam a explicar por que as obras literárias não chegam aos estudantes.

leia mais

4 horas atrás

Apple negocia parceria com Yahoo

por luisnassif
 
antonio francisco

Do TechTudo

Apple e Yahoo! estariam se aliando por ‘um mundo sem Google’ no iOS

Leonardo Rodrigues

Apple está negociando uma parceria ainda mais forte com o Yahoo!. De acordo com o Wall Street Journal, a Apple quer aumentar a integração com os serviços e conteúdos oferecidos pela empresa de buscas, reduzindo ainda mais os laços com o Google em seu sistema móvel. Atualmente, a buscadora é usada como fonte para a maioria dos recursos nativos do iOS, como a previsão do tempo, os índices de mercado, esportes (futebol americano, basquete) e a busca do Safari.

O novo acordo incluiria mais dados da Yahoo!, como mais conteúdo nas áreas de esportes e notícias. Tais dados poderiam ser usados em aplicativos do iOS e, inclusive, acessados pela assistente virtual Siri.

leia mais

4 horas atrás

A dificuldade na discussão sobre a maioridade penal

por luisnassif
 
JB Costa

Comentário ao post “Ministro defende cautela na discussão sobre maioridade penal

A discussão sobre esse tema está definitivamente travada. Há duas visões – a meu ver ambas pertinentes – sobre esse grave problema, porém irreconciliáveis, dado que seus defensores viram às costas, a priori, para os argumentos recíprocos. Ninguém quer ceder em milímetro. Fincaram trincheiras e de lá não saem para arriscar um debate franco, honesto e principalmente destituído dos ranços ideológicos. Porque é a ideologia o pano de fundo a impedir qualquer avanço no diálogo.

Pode parecer – deve ser – um truísmo, mas é necessário lembrar: a sociedade evoluiu nos últimos vinte anos em todas as dimensões: social, econômica, política e tecnológica. O acesso universalizado aos serviços básicos de obrigação do Estado e as oportunidades de mobilidade social quase nos fazem esquecer que há bem pouco tempo isso ainda era uma quimera.

Particularmente no segmento que abriga os adolescentes e os jovens, salta aos olhos o quanto essa evolução modificou as perspectivas de futuro para os mesmos. Não que tenhamos alcançado até mesmo uma posição ideal. Longe disso. Entretanto, foi-se o tempo em que apenas os bem aquinhoados podiam projetar o futuro dos filhos e filhas.

leia mais

4 horas atrás

Alckmin convida partido de Feliciano para seu governo

por luisnassif
 
Gunter Zibell – SP

Da Folha

Alckmin convida sigla de Feliciano para seu governo

Daniela Lima

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai abrir espaço no governo de São Paulo para o PSC, partido do deputado federal Marco Feliciano, personagem central de uma crise na Câmara desde fevereiro, quando assumiu a Comissão de Direitos Humanos.

Para Alckmin, os quase 40 segundos a que o PSC tem direito na propaganda eleitoral falaram mais alto do que a recente associação do partido com Feliciano. O ingresso da sigla no governo sela acordo para as eleições de 2014, quando o tucano tentará a reeleição.

leia mais

4 horas atrás

Relembrando José Alves de Moura, o beijoqueiro

por luisnassif
 
JC

Comentário ao post “Gerald Thomas e a cultura do estupro

Que saudades de José Alves de Moura, o beijoqueiro, nosso serial kisser. Embora português de nascimento, produto genuinamente brasileiro, da nossa cultura.

Que saudade dos tempos em que o que nos escandalizava e virava notícia, arrancava risos e comentários eram as aparições-relâmpago  do beijoqueiro.

leia mais

4 horas atrás

Um Trem para as Estrelas, de Cazuza

por luisnassif
 
Vânia

Dedico esta música a todos os que tergiversaram, minimizaram ou simplificaram (por generalização do tipo “isso é coisa de “celebridade” “) a atitude machista, covarde e repulsiva do Gerald Thomas em mais este triste episódio da história dos homens brasileiros. 

Muita vergonha de vocês…

♪ Eu vou dar o meu desprezo

meu desprezo

meu desprezo

meu desprezo 

Vídeos:  

 

leia mais