Serra quer ser agente da união em favor da justiça social

por luisnassif
 

Em discurso na convenção do PPS, José Serra diz que pretende ser o agente da união do polo que defende direitos humanos, democracia, justiça social e desenvolvimento. Não explicitou o que pretende fazer com quem for contra.

20 horas atrás

Procon quer explicações da Microsoft sobre falha no Windows

por luisnassif
 

Por foo

Do Olhar Digital

Procon enquadra Microsoft por problema com Windows 7

Órgão diz que a empresa pode ser penalizada por eventuais perdas dos usuários

12 de Abril de 2013 | 11:48h

A atualização de segurança que desde quarta-feira, 10, vem gerando problemas a usuários do Windows 7 pode dar dor da cabeça à Microsoft junto à Justiça brasileira. Hoje, o Procon-SP notificou a companhia para prestar esclarecimentos sobre a situação.

Microsoft precisa explicar o problema e os potenciais riscos gerados pela atualização 2823324 aos computadores. Também tem de ser informada a descrição dos produtos afetados e a quantidade de produtos comercializados.

Outra exigência do Procon é que a Microsoft apresente a descrição e comprovantes de medidas adotadas para ajudar quem foi prejudicado e os canais de atendimento disponibilizados.

leia mais

20 horas atrás

Bancos realizaram mais de 30 mil despejos na Espanha em 2012

por luisnassif
 
Demarchi

Do jornal Público, de Portugal

Em 2012 os bancos espanhóis despejaram pelo menos 115 famílias por dia

SOFIA LORENA 

11/04/2013 – 18:24

Decreto andaluz para multar proprietários de casas vazias entra hoje em vigor. PP matou a lei do movimento antidespejos no Congresso.

Há vários despejos por dia nas grandes cidades espanholas e disso ninguém podia duvidar. Mas até agora não havia uma contabilidade precisa: os números mais fiáveis eram os da Plataforma de Afectados pelas Hipotecas (PAH), que luta contra os despejos e que regista desde 2007 mais de 400 mil execuções hipotecárias. Os bancos, por seu turno, disseram em Dezembro que desde 2008 tinha havido menos de 8 mil despejos de habitação principal por execução hipotecária.

Esta quinta-feira ficou a saber-se que em 2012 os bancos ficaram com pelo menos 30.034 primeiras habitações por falta de pagamento dos empréstimos: ou seja, houve em média 115 despejos por dia.

leia mais

21 horas atrás

Sociólogo francês Raymond Boudon morre aos 79 anos

por luisnassif
 

Por Paulo F.

Do jornal Expresso, de Portugal

Morreu Raymond Boudon

Sociólogo francês e professor jubilado da Sorbonne faleceu ontem, em Paris. O autor de “O Lugar da Desordem” e “Y a-t-il encore une sociologie?” tinha 79 anos.

Maria Luiza Rolim, Lusa

15:30 Quinta, 11 de Abril de 2013

Morreu ontem, em Paris, o sociólogo francês Raymond Boudon, que se impôs como um dos grandes nomes da sociologia do indivíduo. A notícia da sua morte foi hoje divulgada por um editor da imprensa universitária de França.

Nascido a 27 de janeiro de 1934 em Paris, o líder do individualismo metodológico na sociologia francesa foi um dos maiores nomes da sociologia da segunda metade do século XX, juntamente com Alain Touraine, Michel Crozier e Pierre Bourdieu.

Ex-aluno da Escola Normal Superior de Paris, foi professor emérito da Universidade de Paris-Sorbonne e membro da Academia de Ciências Morais e Políticas, da Academia Europeia e várias outras academias estrangeiras, incluindo da Academia Britânica, da Sociedade Real do Canadá e da Academia de Artes e Ciências dos EUA.

leia mais

21 horas atrás

As mulheres que lutam contra o narcotráfico em Guiné-Bissau

por luisnassif
 

Por Paulo F.

Do jornal Público, de Portugal

As duas mulheres que desafiaram o narcotráfico e os militares da Guiné-Bissau

ANA DIAS CORDEIRO

12/04/2013 – 00:00

Um ano após o golpe de Estado, o narcotráfico tornou-se ainda mais forte e mudou o quotidiano dos guineenses.

Várias vezes, Lucinda Barbosa Ahucarié usou o seu carro pessoal para fazer o trabalho da polícia – e isso incluía apreensões de droga em Bissau. A Polícia Judiciária (PJ) não tinha viaturas, algemas ou lanchas rápidas para vigiar o mar e os muitos rios da Guiné-Bissau. “Não havia nada.”

Esse deserto de meios contrastava com a firmeza e o ritmo das investigações iniciadas no seu gabinete de directora da PJ, quando ao mesmo tempo, no Ministério da Justiça, outra mulher, a advogada Carmelita Pires se entregava de igual forma à luta contra o tráfico de droga.

leia mais

21 horas atrás

Há 52 anos, Gagarin completou uma volta em torno da Terra

por luisnassif
 
Adir Tavares

Do Deutsche Welle

1961: Yuri Gagarin no espaço

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a completar uma volta em torno da Terra no espaço, em 1h48min. Sua frase “A Terra é azul!” entrou para a história.

A baixa estatura havia garantido ao major da Força Aérea russa Yuri Alexeievitch Gagarin, então com 27 anos, um lugar na apertada cápsula que o levaria à órbita terrestre. Seria mais uma vitória soviética na corrida contra os norte-americanos pela conquista do espaço.

Essa corrida havia começado a 4 de outubro de 1957, com o satélite Sputnik 1. Poucas semanas mais tarde, a cadela Laica foi enviada ao espaço. Os Estados Unidos reagiram em 1958, com o envio da sonda Explorer 1 e a criação da Nasa.

leia mais

21 horas atrás

O viés político dos juros, por José Paulo Kupfer

por luisnassif
 
Assis Ribeiro

Do Estadão

Preço arrefece, mas decisão sobre juros ganha viés político

11 de abril de 2013 | 2h 12 O Estado de S.Paulo

Análise: José Paulo Kupfer

A inflação, medida pelo IPCA, ultrapassou em março, como previsto, o teto da meta, na variação acumulada em 12 meses. Mas a alta de preços arrefeceu, em relação a fevereiro, ficou abaixo das expectativas e surgiram sinais de que a trajetória futura pode vir a ser menos estressada.

Sob diversos ângulos, é possível, sim, observar sinais de distensão. Embora ainda em alta em 12 meses, os núcleos de inflação – medidas que isolam variações sazonais de preços ou efeitos momentâneos de oscilações em grupos de produtos – recuaram, na comparação com fevereiro. O índice de difusão, que expressa a disseminação das altas, também retrocedeu, de 72,33%, em fevereiro, para 69,04%, em março, e desceu a 67,12%, quando se consideram apenas os aumentos pequenos até 0,05%.

leia mais

Anúncios