Restos mortais de Pablo Neruda serão analisados nos EUA

  • Autoridades investigam se poeta esquerdista foi assassinado pelo regime de Pinochet

O GLOBO (FACEBOOK·TWITTER)

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS (FACEBOOK·TWITTER)

Publicado:13/04/13 – 12h10
Atualizado:13/04/13 – 12h31

Rodolfo Reyes (à esq.), sobrinho-neto do poeta chileno e Prêmio Nobel Pablo Neruda, carrega seu caixão coberto com a bandeira chilena, após a exumação de seus restos mortais
Foto: HANDOUT / REUTERS

Rodolfo Reyes (à esq.), sobrinho-neto do poeta chileno e Prêmio Nobel Pablo Neruda, carrega seu caixão coberto com a bandeira chilena, após a exumação de seus restos mortais HANDOUT / REUTERS

SANTIAGO – Os restos mortais de Pablo Neruda serão analisados nos Estados Unidos para esclarecer o mistério de sua morte, há quatro décadas. O corpo do poeta esquerdista foi exumado na segunda-feira, em uma tentativa de descobrir se ele morreu de câncer de próstata, como foi registrado à época, ou se ele foi envenenado por agentes da ditadura do general Augusto Pinochet.

Um dos sobrinhos de Neruda, Rodolfo Reyes, reuniu-se na sexta-feira com chilenos e estrangeiros peritos forenses, e disse que parte dos restos mortais do poeta será enviado para um laboratório da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.

– Eles levarão amostras para um laboratório. É um exame técnico e queremos que eles levem o tempo que for preciso para que não restem dúvidas.

O juiz Juiz Mario Carroza, que aprovou um pedido feito pelo Partido Comunista do Chile para a exumação do corpo, disse que vai receber um relatório preliminar em 22 de abril sobre os testes realizados no Chile.

O Prêmio Nobel de Literatura morreu em 23 de setembro de 1973, poucos dias após o golpe de Estado que derrubou o governo de seu amigo, o presidente socialista Salvador Allende – cuja morte também está sendo investigada pelos tribunais do país e foi alvo de questionamentos pela TV estatal.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/restos-mortais-de-pablo-neruda-serao-analisados-nos-eua-8106695#ixzz2QMI8kP18 
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Anúncios