O cotidiano retratado pelo fotógrafo Francesc Català-Roca

por luisnassif
 

Por Vaas

O cotidiano nas imagens do fotógrafo espanhol Francesc Català-Roca (1922-1998).  

leia mais

4 horas atrás

A ortodoxia e a crise europeia

por luisnassif
 
Webster Franklin

Da Carta Maior

O fado fúnebre que ensurdece o Brasil 

Saul Leblon

A ortodoxia está matando nações na Europa. 

O desemprego passa de 17 milhões de pessoas. 

Na Espanha, 26% da infância encontra-se enredada na teia da pobreza, que avança sobre a 4ª maior economia do euro. 

O jornal ‘El Pais’ informa que os bancos de alimentos já não dão conta de atender a demanda: estima-se que 1,3 milhão de espanhóis dependem de ajuda para comer.

A cada 15 minutos uma família é despejada em Madrid, Barcelona ou em algum outro ponto do país. 

leia mais

4 horas atrás

Os problemas nas nomeações dos ministros do STF

por luisnassif
 

Por Jacob Feitoza Cabral

Comentário ao post “O maior problema da Justiça brasileira chama-se Luiz Fux

A suspeição ou o impedimento dos ministros TOFFOLI, LEWANDOWSKI e agora FUX escancara de uma vez por toda o equívoco das nomeações dos Ministros serem feitas pelo Presidente da República e da necessidade urgente de uma efetiva mudança constitucional.

Ora, se todo poder emana do povo, a escolha dos ministros do STF e demais Tribunais Superiores e Estaduais deve sim ser feita através do voto popular. Explico.

Temos 26 Estados e 01 Distrito Federal, totalizando 27 Unidades Federativas. Assim, se cada unidade eleger um ministro do STF, teremos uma composição da Corte Suprema de 27 ministros. Para o STJ, proponho 02 ministros por unidade, totalizando 54 ministros.

Calma, ! Não se trata de mágica.se você está pensando que o Estado vai ter que cobrar mais tributos para sustentar/suportar essa despesa, a resposta é Não!!!

A solução é reduzir o número de Deputados Federais, Estaduais, Vereadores e Senadores.

leia mais

5 horas atrás

O mundo da advocacia carioca

por luisnassif
 
Andre Araujo

Comentário ao post “O maior problema da Justiça brasileira chama-se Luiz Fux

O MUNDO DA ADVOCACIA CARIOCA – São Paulo é o centro brasileiro dos grandes escritorios de advocacia consultiva, alguns de tamanho global, como Pinheiro Neto, com mais de 1.000 advogados, outros não tão grandes mas ainda enormes, como Tozzini, Freire, seguido por Demarest e Almeida, depois Mattos Filho, o tradicional Machado Meier, o novo mas crescente Souza Cescom, todos escritorios com meio milhar de funcionarios e advogados. São “law firms” de padrão internacional, algumas tem escritorios no exterior. Mas é no Rio que está outro tipo de escritorios, os de contencioso, que trabalham nos Tribunais de Brasilia, um campo que os escritorios de São Paulo não costumam exercer.

No Rio os expoentes são Sergio Bermudes, depois Barbosa, Mussnich e Aragão, ao redor meia duzia de outros famosos. Contencioso ao fim do dia significa capacidade de lobby nos Tribunais, fator central da condução desse tipo de advocacia.

Ao tempo das privatizações, com suas disputas bilionarias, os escritorios cariocas ganharam dinheiro, fama e dimensão. É toda uma advocacia baseada em relacionamentos mais do que em teses.

leia mais

5 horas atrás

Objetivo do governo é dobrar renda per capita até 2022

por luisnassif
 
Demarchi

Do Uol

Meta é dobrar a renda per capita até 2022, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira, em Porto Alegre (RS), que o objetivo do governo é dobrar a renda per capita dos brasileiros até 2022, quando o país vai comemorar 200 anos de independência. “Essa é a medida e o metro que devemos usar”, disse a presidente, em solenidade de entrega de motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões-caçamba (adquiridos com recursos do PAC Equipamentos) e ônibus escolares para 54 prefeituras gaúchas.

No discurso, Dilma disse que o Brasil precisa de uma “infraestrutura forte” para ser competitivo internacionalmente e por isso o governo tem investido, com recursos próprios, concessões ou parcerias público-privadas (PPP), na construção de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. “Temos que diversificar as frequências e canais”, afirmou a presidente, referindo-se à necessidade de melhorar as condições logísticas brasileiras.

leia mais

5 horas atrás

A Teoria Juche e a Coreia do Norte

por luisnassif
 
cariry

Houve uma discussão (mínima) sobre a Coréia ao Norte (RPDC) a partir de um post do AA.

Uma questão interessante é a idéia Juche defendida pelo principal líder histórico dos comunistas coreanos Kim Il Sung, e uma particularidade da Coréia ao Norte. Li um pouco sobre isso mas era propaganda e não percebi coisa nova. Há um texto no portal Vermelho, mas não sei o nome do autor, fica perdido (por enquanto).

Um gaiato inventou de lançar um link que se revelou útil apesar da propaganda oficial. Posto um texto sobre ideal Juche 

A Teoria Juche e a Revolução Coreana

 Por Gabriel Martinez

“Os revolucionários devem ter como máxima de suas vidas e de suas lutas, a verdade de que se confiam e se apóiam no povo, sempre se sairão vitoriosos, porém se são repudiados por ele, sofrerão mil derrostas.”Kim Il Sung – Presidente e líder histórico da República Popular e Democrática da Coréia.

leia mais

5 horas atrás

Impasse dificulta negociações para compra do BVA

por luisnassif
 

Da Folha

Impasse em assembleia complica proposta para compra do BVA

TONI SCIARRETTA

Fracassou ontem a assembleia dos cotistas do fundo de investimento da gestora Drachma, que poderia ajudar a viabilizar a venda do banco BVA para o empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, conhecido como “sr. Caoa”.

Após cinco horas e meia de discussão, foi suspensa sem conclusão a assembleia chamada para aprovar ou rejeitar a proposta feita pelo empresário, de comprar as dívidas por 35% do valor à vista com a promessa de mais 35% se o banco for bem-sucedido na recuperação de créditos.

Itaú surge como favorito na disputa pela compra da Credicard

Participaram da assembleia, que não tem previsão de ser retomada, cerca de 50 cotistas do fundo.

leia mais

5 horas atrás

Sobre a questão do pagamento dos precatórios

por luisnassif
 
Felis

Comentário ao post “O maior problema da Justiça brasileira chama-se Luiz Fux

Nassif, na condição de funcionário público, ajuizei ação contra a Fazenda do Estado de São Paulo em 1991. Não vou entrar em detalhes, mas posso asseverar que se tratava de um caso que, se houvesse um pouco de bom senso, poderia ter sido resolvido administrativamente. Em que pese haver ganhado a ação em todas as instâncias, com a conseqüente expedição de um precatório em 1.999, até hoje não recebi um centavo sequer.

A Emenda Constitucional 62 tem um grande defeito e um grande mérito.

O defeito: instituiu o pagamento por ordem crescente de valor.

Provavelmente o legislador imaginou que seria mais justo pagar primeiramente os precatórios de menor valor. Admitamos que seja. Contudo, para fazê-lo corretamente haveria evidentemente a necessidade de individualizar o valor do precatório de cada autor no caso de ações coletivas (com múltiplos autores).  Só que o TJSP não possui os recursos administrativos necessários para fazê-lo, e imagino que os demais tribunais do país também não. Assim criou-se a situação esdrúxula do meu pagamento e de outros credores na mesma situação serem preteridos em benefício de credores com precatórios de maior valor e expedidos após os nossos , pela simples razão deles haverem ajuizado as ações individualmente, enquanto que nós o fizemos em litisconsórcio.

leia mais

14 horas atrás

Multimídia do dia

por luisnassif
 

Os vídeos selecionados. 

14 horas atrás

Fotos, charges e tirinhas

por luisnassif
 

O espaço para as imagens. 

14 horas atrás

Clipping do dia

por luisnassif
 

As matérias para serem lidas e comentadas. 

14 horas atrás

Fora de Pauta

por luisnassif
 

O espaço para os temas livres e variados. 

18 horas atrás

Professora posta prova de criança e é acusada de bullying

por luisnassif
 
implacavel

Do G1

Pai registra BO contra professora que postou prova de aluna no Facebook

Prova de história foi postada em rede social com diversos comentários.
Professora diz que não identificou autor e objetivo não é constranger aluno.

Carlos Santos

Do G1 Vale do Paraíba e Região

  Pai registra BO contra professora que posta prova de aluna no Facebook  (Foto: Reprodução/Facebook) Post na rede social da professora com prova da estudante da 7ª série no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O pai de uma aluna de 12 anos pretende acionar a Justiça contra a professora de história da 7ª série de uma escola particular em Atibaia, no interior de São Paulo. Isso porque a professora postou em sua página de uma rede social a prova da aluna, que errou a maioria das perguntas, com comentários como ‘daí a professora é implicante’ e ‘eles que me aguardem na próxima aula’.

leia mais

18 horas atrás

Suspeitos de ordenar ondas de ataques em SC são indiciados

por luisnassif
 

Da Folha

Polícia Civil indicia 97 suspeitos de ordenar atentados em SC

DE SÃO PAULO

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou 97 pessoas suspeitas de ordenar duas ondas de ataques no Estado, em novembro de 2012 e entre fevereiro e março deste ano. O inquérito, focado em líderes e mandantes, foi concluído nesta sexta-feira.

Todos estão ligados ao PGC (Primeiro Grupo Catarinense), segundo a polícia, e cerca de 40 davam ordens de dentro das prisões catarinenses. Os demais foram presos durante as investigações –dez estão foragidos, segundo o delegado Laurito Akira Sato, diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. Eles foram indiciados sob suspeita de formação de quadrilha, tráfico de drogas, dano ao patrimônio, incêndio e transporte de explosivos, entre outros.

A Polícia Militar contabilizou neste ano 114 atentados em 37 municípios até o dia 7 de março. Foram mais de 20 dias sob ataques do crime organizado, incluindo tiros contra prédios públicos e ataques a ônibus e automóveis.

leia mais

18 horas atrás

A criatividade perdeu espaço para o lucro em Hollywood

por luisnassif
 
Filipe Rodrigues

Do Diário do Centro do Mundo

Por que as séries de TV estão matando o cinema

KIKO NOGUEIRA 10 DE ABRIL DE 2013 4

Se alguém te convidar para ver o último blockbuster, desconfie.

Você ainda vai ao cinema? Qual foi o último filme que viu e, uma semana depois, não esqueceu?

Em dúvida, não vá. As séries são melhores. As séries têm melhores histórias. As séries têm ótimos atores (o cinema também, mas de que adianta um elenco cheio de estrelas e uma história vagabunda? O soberbo abacaxi Caça aos Gângsteres, por exemplo, contava com Ryan Gosling, Sean Penn e Josh Brolin).

Há alguns dias, em entrevista à Folha, o escritor Mario Vargas Llosa elogiou seriados como Homeland e House of Cards. Disse que eles são a continuação de uma tradição divertida, a dos folhetins.

O cinema fez uma aposta na baixa qualidade, no dinheiro fácil das superproduções e na venda de pipocas, refrigerantes de meio-litro em salas com espreguiçadeira (não me refiro a certas produções independentes).

leia mais

19 horas atrás

Assange está confiante de que vencerá eleição na Austrália

por luisnassif
 

Por MiriamL

Da CartaCapital

Julian Assange acredita que será eleito senador na Austrália 

Agência France Press

WASHINGTON (AFP) – O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, que permanece refugiado na embaixada do Equador em Londres, fez uma avaliação otimista de suas possibilidades de ser eleito para o senado da Austrália.

Falando por telefone na pré-estreia “Underground”, um filme australiano sobre seus jovens dias de hacker, citou uma pesquisa que dá a ele 27% das intenções de voto nas eleições de 14 de setembro.

“As principais bolsas de aposta colocam minhas chances mais alto que as do governo australiano”, afirmou Assange aos espectadores na abertura do Filmfest DC em Washington.

leia mais

19 horas atrás

Gerald Thomas e a cultura do estupro

por luisnassif
 
alfeu

Da CartaCapital

A cultura do estupro gritando – e ninguém ouve

Por Nádia Lapa*

Como a essa altura vocês já devem saber, Gerald Thomas tentou colocar as mãos por dentro do vestido da Nicole Bahls durante um evento no Rio. Era noite de lançamento de um livro dele e a Livraria da Travessa estava lotada. Repórteres, cinegrafistas, funcionários da loja, clientes.

Pelas notícias, ninguém fez nada. Nas imagens dá para ver que o colega de trabalho de Nicole no Pânico continuou a entrevista como se nada tivesse acontecendo. Enquanto isso, Thomas enfiava a mão entre as pernas de Nicole e ela tentava se desvencilhar.

leia mais

19 horas atrás

Álbum de Jards Macalé é relançado com faixas bônus

por luisnassif
 
alfeu

Da Rede Brasil Atual

Primeiro álbum de Jards Macalé é relançado com vários extras

Por: Guilherme Bryan, especial para a Rede Brasil Atual

  Primeiro álbum de Jards Macalé é relançado com vários extras

O experimentalismo original de Jards Macalé (Divulgação)

Em 3 de março, o cantor, ator e compositor carioca Jards Anet da Silva, mais conhecido como Jards Macalé – apelido herdado do pior jogador de futebol do Botafogo em sua infância –, completou 70 anos. Para comemorar, o selo Discobertas relança seu primeiro trabalho: o compacto Só Morto, lançado em 1970 e que conta com quatro canções – SoluçosO CrimeSó Morto (Burning Night) e Sem Essa – todas marcadas pela linguagem musical experimental que daria vários frutos ao longo daquela década.

Produzido pelo próprio Jards Macalé e por Carlos Eduardo Machado, o álbum é aberto pelo rock Soluços: “Quando você me encontrar / Não fale comigo, não olhe pra mim / Eu posso chorar / E quando eu choro eu tenho soluços / E os soluços estragam minha garganta / E além disso eu uso lenços de papel / Eles se desfazem quando molham / Meus olhos ficam vermelhos e irritados / Eu ainda não comprei meus óculos escuros”.

leia mais

19 horas atrás

Ministro defende cautela na discussão sobre maioridade penal

por luisnassif
 
alfeu

Da Rede Brasil Atual

Após declaração de Alckmin, ministro da Justiça pede cuidado com debate sobre maioridade penal

Ao comentar assassinato de estudante, governador defende redução da idade de encarceramento. Para coordenador da Pastoral da Juventude, proposta dessa natureza representa ‘atestado de incompetência’ de um político

Por: Rodrigo Gomes, da Rede Brasil Atual

Publicado em 11/04/2013, 19:25

Última atualização em 12/04/2013, 11:40

São Paulo – Entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defenderam cautela no debate sobre maioridade penal. As observações foram feitas após declaração do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sobre redução da maioridade penal, em meio ao calor provocado pelo assassinato de um jovem na zona leste da capital paulista.

Alckmin defendeu hoje (11), durante conversa com jornalistas, mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para punir mais severamente os casos considerados graves e de reincidência. “Mais uma vez é um menor de 18 anos de idade. Ele vai ficar apenas três anos na Fundação Casa e vai sair com a ficha limpa, embora seja um caso grave e reincidente. Nós estamos preparando um estudo, um projeto e em 15 dias nós vamos enviar ao Congresso Nacional.”

leia mais

20 horas atrás

Aneel permite operação da 12ª turbina da Usina Santo Antônio

por luisnassif
 
Por Alexandre Costa 
Do site ImagemNews 
Usina Hidrelétrica Santo Antônio aciona 12ª turbina 
10/4/2013 – 13:49 – ( Cotidiano )   
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quarta-feira (10.04) a operação comercial da 12ª turbina da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, elevando a capacidade de geração de energia da usina do rio Madeira a 852,5 megawatts (MW).   Toda energia produzida pela Usina Santo Antônio é transmitida para o Sistema Regional (Acre/Rondônia) e, deste, para as regiões sudeste e centro-oeste, por meio de um sistema alternativo criado pela própria empresa. Assim que o “Linhão”, sistema bipolo que ligará Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), estiver concluído, a energia gerada passará a usar este sistema de transmissão para alimentar a região sudeste e para o restante do País. 
Atualmente, a energia gerada pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio atende a 30 grandes indústrias de todo o Brasil e 37 distribuidoras, sendo que 70% da energia consumida no Acre e Rondônia já são fornecidas pela hidrelétrica, contribuindo de maneira efetiva para o crescimento nacional, e, sobretudo, para a região norte.

leia mais