A Igreja do Diabo – comédia em Araçatuba

por Hélio Consolaro
 
Promoção: Mancomunados – produções artísticas
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura

Cena da peça

Dia 18 de abril,quinta-feira, 20h30, abertura do Cenata 2013 – Festival de Cenas Curtas de Araçatuba. Local: teatro municipal Castro Alves -Araçatuba.
Cia. Teatral Boccaccione, de Ribeirão Preto. Entrada: R$ 5,00 – meia: R$ 2,50

Cansado de ser desorganizado e de ficar com as circunstanciais sobras das diferentes manifestações de fé, o Diabo tem a idewia de fundar uma igreja e organizar seu rebanho. Após comunicar Deus de seu futuro ato, volta a terra e funda, com muito sucesso, a igreja que idolatra os defeitos humanos. 

Classificação: 16 anos. 

Clique aqui para ver a programação de Cenata 2013

Baseado no conto homônimo de Machado de Assis. LEIA O CONTO AQUI

Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. 

6 horas atrás

CEU – Araçatuba

por Hélio Consolaro
 
CEU de Toledo-PR, já inaugurado

Hélio Consolaro* 
Percebe-se que boa parte dos moradores das zonas nobres de Araçatuba não conhece a cidade em seu todo. Às vezes, por isso, até criticam a atual administração por desconhecimento. Só observar por cima, de um avião, não revela os detalhes de nossa urbe.

 

No conjunto habitacional Atlântico, por exemplo, moram quase 1.000 famílias. Trata-se de investimento do programa do governo federal chamado “Minha casa, minha vida”, que é bastante amplo, mas nesse caso privilegia família com renda inferior a 03 salários mínimos. Gente que não era beneficiada pelo sistema financeiro por falta de renda, por isso morava de favor em casa de parentes ou mesmo em sub-habitação.

 

Considerada uma população de alta vulnerabilidade social, o conjunto habitacional foi escolhido pelo prefeito Cido Sério (PT) para receber o CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados. Antes era o PEC – Praça de Esportes e Cultura, mas como se trata de obra do Ministério da Cultura, a ministra Marta Suplicy adotou CEU, como forma de reportar à sua ação como prefeita de São Paulo, quando construiu CEUs pela periferia da capital paulista.

 

O CEU de Araçatuba, em construção

O CEU de Araçatuba, já está em construção, tem 3 mil metros quadrados, com quadras cobertas, biblioteca, auditório, “lan house” e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de pista para caminhada em seu entorno. Ele será um próprio municipal com gestão compartilhada. 
No CEU, haverá ações das seguintes secretarias municipais: Cultura, Esportes, Assistência Social e Participação Cidadã. Esta última cuidará da gestão compartilhada, que implantará um conselho gestor com participação dos moradores.

 

    

 

O CEU é uma espécie de Centro Social Urbano (CSU) – bairro Morada dos Nobres – ou Caic (governo Collor), construído no bairro São José. Ambos tiveram problemas em seu início, pois não houve um trabalho prévio de mobilização social para que a gestão fosse compartilhada.

 

Estive em São Paulo, num dos auditórios da Funarte, participando de um seminário: dias, 27 e 28 de março de 2013. Além de mim, Araçatuba se representou por Luana Daniela dos Santos (moradora), Reginalva de Oliveira (Participação Cidadã).  

 

Durante o seminário, houve momentos fortes de discussão de como fazer a mobilização social. Sertãozinho, por exemplo, já está com o CEU funcionando, apresentou a todos as primeiras experiências. E assim foi com outros municípios que, às vezes, nem começaram ainda a obra. Estes têm até agosto para fazê-lo.

 

Saímos de lá com a certeza de os moradores precisam ser os protagonistas na gestão do CEU, porque aquele espaço vai tornar a vida deles mais fácil. Assim, teremos a oportunidade de tirar crianças das ruas, fazendo a educação complementar, proporcionando o lazer. Temos certeza de que foi uma grande conquista do prefeito Cido Sério (PT). Todos os araçatubenses precisam conhecer nossos bairros para não criticar apenas por ouvir dizer. Há muito por fazer, mas muita coisa já foi feita.  

 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP.

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. 

Anúncios