maria lassnig: consciência do corpo pela deformação

por diana guerra
 

Maria Lassnig é uma das pintoras mais conhecidas na actualidade: privou com André Breton e outros surrealistas nos anos 40 e hoje tem trabalhos expostos permanentemente no MoMA, em Nova Iorque. Conheça uma pouco melhor esta artista austríaca, que foi a primeira mulher a ganhar o Grand Austrian State Prize, em 1988.

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

as estrelas do Óscar e os seus piores trabalhos no cinema

por Lynn Francis Colling
 

Seleção especial de ganhadores do Óscar e alguns dos momentos mais questionáveis de suas carreiras.

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

sobre a ilusão

por Larissa Caramel
 

Porque nem sempre a realidade é suficiente. 
Ler o artigo completo
   
3 horas atrás

hoje li na kama robson crusoé em francês

por Valéria Scavone
 

Estudar ou tentar decorar a tabela periódica tem lá muitas dificuldades. Há mais de uma década, quando eu estava no colégio, o que nos restava era ficar repetindo 200 vezes frases criadas pelos professores para fixar na cabeça a família e os elementos. Decoreba total! Agora imagine poder visualizar os elementos em imagens macro? É o que fez o fotógrafo japonês Tanaka. Dá uma olhada!

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

bob dylan: o “repórter” do folk.

por Henrique Fernandes Coradini
 

Como Bob Dylan, por fins estilísticos, fez uso de recursos da técnica de redação jornalística em canções da primeira fase de sua carreira.

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

nina simone, música e liberdade

por Mylanne Mendonça
 

No ano em que completaria 80 anos, Nina Simone continua presente como diva da música americana e símbolo de força, luta e orgulho não apenas de um povo, mas de uma geração.

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

em tempos de slacktivism

por João Lopes
 

‘Slacktivism’ é um neologismo criado a partir da língua inglesa, em tradução livre, significa ‘ativismo de sofá’ ou ‘ativismo preguiçoso’, ‘revolução de sofá’ etc. As lutas pelos direitos humanos ganham novo caráter a partir do uso da internet. Como lidar com esse mecanismo parece ser um desafio imenso para os homens do século XXI. A efetividade das campanhas vinculadas na rede ainda são um caminho incerto. Sair às ruas parece ser a última opção daqueles que reclamam seus direitos, mesmo assim cada vez mais em menor expressão.

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

“corre, forrest, corre!”

por fabita
 

Ele não ficou em meados da década de 1990. Forrest Gump permanece na boca e no coração dos mais sensíveis, que ainda tiram preciosas lições do personagem que é incrível em sua simplicidade

Ler o artigo completo
   

3 horas atrás

o pulsar de steve reich

por José Luis Marques
 

Steve Reich é unanimemente considerado um dos mais eminentes compositores contemporâneos. Figura central na evolução do minimalismo, este arquitecto sónico nova-iorquino tem influenciado igualmente diversas áreas da música, que vão da electrónica às texturas mais ambientais. Music for 18 Musicians é a sua obra mais conhecida e laureada, um dos marcos da música minimal. Foi editada em 1978, mas o tempo não passa por ela.

Ler o artigo completo
   

Anúncios