Mapa do casamento igualitário no Brasil

por Sergio Viula
 
Casamento entre pessoas do mesmo sexo já foi legalizado nos seguintes estados brasileiros: 
Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo e no Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso do Sul. 
Parabéns aos estados da federação que já evoluíram no direito civil nesse tema. Nesses estados qualquer pessoa pode se casar sem precisar de qualquer ação ou processo além do registro de casamento nos cartórios. Nesses estados, todo mundo é igual em termos de direito ao casamento. Isso chama-se direitos iguais com os mesmos nomes. 😉

Nos estados não representados com o coração rosa no mapa, os casais do mesmo sexo podem fazer a união civil e depois solicitar a conversão em casamento. Queremos ver o dia em que nenhum estado estará em branco no mapa abaixo. E não tardará, podem ter certeza.  
Essa lista será aumentada, à medida que outros estados forem fazendo o mesmo. Veja o mapa: 

 
Sobre os estados que ainda não efetivaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo nas mesmas condições que o casamento entre pessoas de sexo diferente, a ABGLT informa que enviou ofício para os Corregedores de Justiça das Unidades da Federação que constam no rodapé desse post, junto com os provimentos das UF que já permitem o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

A ABGLT também encaminhou o documento para todos(as) os(as) coordenadores(as) estaduais da ABGLT para que imprimam e protocolem nas respectivas Corregedorias. 

Quem informa é o Sr. Carlos Magno, Presidente da ABGLT. 
Estados que receberam o ofício: AM, RR, RO, AP, PA Capital, PA Interior, AC, TO, MA, RN, PB, PE, MG, RJ, SC, RS, DF, MT, GO. 

Anúncios