Fotografia de Marcos Sêmola

por Betho Flávio
 


© Foto de Marcos Semola. Imagem que compõe o ensaio “Mind your Step”. Londres, abril, 2011.

Por Fernando Rabelo

Amanhã, terça-feira, dia 9 de abril de 2013, às 19h, será aberta no Rio a Exposição de Fotografia “Mind your Step” de Marcos Sêmola. O fotógrafo captou a partir de um mesmo ponto de vista – escada da saída de uma das estações de metrô em Londres – personagens cosmopolitas, levando a imaginação de um verdadeiro exercício da linguagem corporal, de tempo e espaço. Pedi a Sêmola que escrevesse algumas linhas sobre o ensaio: “O projeto Mind your Step surgiu da observação como fotógrafo autoral, praticante de street photography, em uma de minhas passagens por Londres, local onde vivi por quatro anos e passei a retornar anualmente. Fui atraído pela possibilidade de fixar elementos antes variáveis, e deixar que os demais fizessem a imagem.

Com isso, posicionei-me na base da saída de uma estação de metrô, a que me oferecia uma composição equilibrada e interessante com o corrimão duplo em curva, os degraus propriamente ditos, um sugestivo edifício à esquerda e ainda o céu iluminado favorecendo a captura do elemento mais importante da minha estética fotográfica: as pessoas. Pretendia com isso, realçar e valorizar a ‘variável da equação’ e então capturar os transeuntes de forma espontânea, estivessem simplesmente passando pela entrada da estação ou ainda com a intensão de descer as escadas, reagindo ou não à minha presença, o que me permitiu produzir a série recheada de mistério, sugestão e que me ofereceu a oportunidade de dialogar com a linguagem corporal, o tempo e o espaço”.

Serviço: Exposição de Fotografia “Mind your Step” de Marcos Sêmola CCJF – Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro. Gabinete de Fotografia, 1º andar. Vernissage: 9 de abril de 2013,19h.Visitação: 10 de abril de 2013 a 19 de maio de 2013.Visitas orientada pelo fotógrafo: 7 de maio, às 15h e às 18h

