Córnea

por Mariana Varella
 

Olho 1Localiza-se na parte anterior do globo ocular e, juntamente com a esclera, compõe a parte fibrosa do olho. Além da função protetora, a córnea desempenha papel fundamental na formação da visão. Transparente, funciona como uma lente sobre a íris (parte colorida do olho), focando a luz da pupila na direção da retina.

Saiba mais

  1. Corpo Humano

    Esclera

  2. Diagnóstico

    Síndrome do olho seco

Possui cinco camadas, a saber:

Epitélio: primeira camada da córnea, tem nervos superficiais que atuam na proteção do olho e capacidade de se regenerar sozinha;

Membrana de Bowman: muito resistente e que serve de barreira contra micro-organismos;

Estroma: parte mais espessa da córnea, ocupa 90% da sua espessura;

Membrana de Descernet: resistente à penetração de micro-organismos, fica mais espessa com a idade; e

Endotélio: camada mais interna da córnea, que serve para hidratá-la.

Alterações no formato e na transparência da córnea podem comprometer seriamente a visão.

 

 

 

3 horas atrás

Anvisa proíbe desenhos infantis em repelentes

por Juliana Conte
 

repelente1_lydiabilby_destaque1A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou esta semana novo regulamento que proíbe o uso de desenhos ou figuras de cunho infantil nos rótulos de repelentes infantis (utilizados na pele para afastar insetos). Os fabricantes dos produtos terão 18 meses para se adequar às novas regras, a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União, que deve ocorrer ainda esta semana.

De acordo com o órgão,  a medida busca prevenir acidentes, já que o uso de imagens e figuras de apelo infantil podem despertar o interesse das crianças, aumentando o risco de intoxicação pelo produto. Entretanto, os fabricantes poderão continuar utilizando cores e dizeres apropriados para distinguir o produto de uso adulto do de uso infantil.

Outra mudança diz respeito aos rótulos dos produtos com o ingrediente conhecido como Deet (abreviatura de dietiltoluamida). Nesse caso, os repelentes deverão trazer um alerta específico para o uso em crianças, destacando que o produto não deve ser utilizado em menores de dois anos. O rótulo também deverá deixar claro que o produto não deve ser usado mais do que três vezes ao dia em crianças de dois a 12 anos.

Anúncios