baaba maal – a mais bela voz de África

por speculum
 

Baaba Maal africa senegal musico

Baaba Maal é o maior cantor do Senegal. Segundo a tradição da nação africana, Baaba, que nasceu à beira de um rio, deveria ter se tornado um pescador, pois era filho da casta que faz esse trabalho no país. Mas o talento não se enquadra na tradição. Muita vez, ele surge exatamente para invertê-la, mostrar o quanto ela está ultrapassada. Esse astro da música africana e mundial, nascido em 12 de novembro de 1953, em Podor, uma pequena vila de 6 mil habitantes às margens do rio Senegal, acabaria se transformando em pescador de fãs. Sua música é uma hipnótica e deliciosa rede que envolve todos aqueles que se deparam com ela. Seu disco On the Road foi considerado pelo jornal britânico The Independent, em 2008, um dos melhores CDs de world music já produzidos neste sonoro planeta.

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

febre do rato: a volta do cinema marginal brasileiro.

por Leandro Peixoto de Godoy
 

O novo filme de Cláudio Assis prova que o cinema nacional ainda está vivo, poético, ousado e corajoso. Depois do polêmico Amarelo Manga, o cineasta apresenta este filme que é uma joia rara. Esta obra é uma ode ao anarquismo em seu mais puro conceito. Um belo, forte e controverso filme.

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

across the universe – uma beatleviagem

por Larissa Peron
 

E se, ao invés de despontar em pubs de Liverpool, nos anos 60, os Beatles tivessem sassaricado por aí? Aperte os cintos, it’s a long and winding road

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

elevação psicadélica

por José Luis Marques
 

Os 13th Floor Elevators foram a primeira banda a descrever a sua música como “psicadélica”. Seminal e revolucionário, o primeiro álbum deste colectivo americano é considerado um dos testamentos mais poderosos do rock feito na década de 60. E continua a ser merecedor de revisitação e homenagem.

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

o “pássaro azul” de bukowski

por Raul Albuquerque
 

Bukowski, autor amado e cultuado pela sua escrita sincera e sem pudores, guarda em si bem mais que um velho safado… ele é um poeta completo.

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

nebulosas e “nebulae”

por Camila Agner
 

Nebulosa é um fenômeno cósmico que tem o seu devido destaque por conta das belas imagens abstratas que acaba formando no espaço. Nesse sentido, um arista (também classificado como cientista maluco) resolveu criar projeções das nebulosas e, para isso, usou materiais acessíveis e muita criatividade.

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

a revolução da alegria de joãosinho trinta!

por Márcio Costa
 

Arnaldo Jabor em seu artigo, O delirante carnaval da democracia, sustenta a “orientalidade africana” de nossa essência e nos desorienta segundo ele, em nossa relação com o ocidente, onde tentamos nos ajustar lá se vão cinco séculos. 
A Revolução da Alegria proposta por Joãosinho Trinta vem de encontro a magia desta manifestação; mas será mesmo que estamos na pista certa para entender este fenômeno social brasileiro?

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 19:54

nick drake e os dias de chuva

por fabita
 

“Eu não sinto nenhuma emoção sobre nada. Eu não quero rir nem chorar. Estou dormente; morto por dentro.” (Nick Drake)

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 12:23

fédon e a palavra

por speculum
 

fedon filosofia palavra platao silencio

Dizem alguns que o silêncio é de ouro. Um homem sábio, porém, não o dirá. Pois de ouro é a palavra. De ouro e de fogo. Porque uma vez dita, ela é uma idéia forjada e duradoura, assim como as jóias, de metal, cuja forma resiste aos tempos. E de fogo, porque ela está sempre acesa, para iluminar ou para queimar. E tanto queima para destruir e reduzir a cinzas as coisas perecíveis em que toca, como para curar alguma corrupção da matéria. A palavra é, assim, um fogo, com todas as virtudes do fogo, inclusive a virtude curativa do cautério.

Ler o artigo completo
   

6 de Abril de 2013 09:32

o caso dália negra

por petit gabi
 

Elizabeth Short era bela moça que almejava o sucesso e alcançou a fama de uma forma bem fúnebre. Conheça uma das histórias mais misteriosas de Hollywood. Um eterno caso sem solução, o Caso Dália Negra.

Ler o artigo completo
   

Anúncios