Av. Paulista tem caminhada contra o sedentarismo

por Juliana Conte
 

atividade_fisica1_buzzanimation_destaque1Domingo (dia 07/04/2013), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, será palco da 12ª Caminhada Agita Mundo. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, tem concentração marcada para as 8h30. Segundo informações da Pasta, cerca de 20 mil pessoas são esperadas para o evento.

Com o tema “Atividade Física Sem Barreiras”, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e, de acordo com os organizadores, será o ponto de partida para quem ainda não pratica nenhum tipo de exercício no dia a dia.

A concentração para a grande caminhada será atrás do MASP (Museu de Arte São Paulo), com largada programada para as 9h30. O trajeto, de aproximadamente 3km, termina na Assembleia Legislativa. Os 2 mil primeiros participantes que chegarem para a caminhada ganharão um kit com camiseta e produtos para hidratação. É importante destacar que as atividades são gratuitas e sem caráter competitivo.

Saiba mais

  1. Vídeo

    Sedentarismo e Saúde pública

  2. Rádio

    Sedentarismo e câncer em mulhe […]

O movimento acontece simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas. Nesta edição, os participantes de todo o mundo serão orientados sobre a hipertensão, doença crônico-degenerativa que pode levar à morte. O primeiro e mais importante passo no tratamento dos hipertensos está relacionado às mudanças de hábito.

Realizado em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o objetivo do evento é estimular os participantes a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia (no caso das crianças, 60 minutos), cinco dias por semana, conforme orienta a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro também realizará diversas atividades para celebrar o Dia Mundial da Saúde. O local será o Parque Madureira, na rua Soares Caldeira, 115.

Das 9 às 13 horas, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá caminhada, passeio ciclístico, alongamento, ginástica livre, artes marciais e ginástica oriental. Também haverá profissionais realizando reflexologia, auriculoterapia, shantala e shiatsu.